Alergias em ambientes domésticos: como evitar

alergias, como evitar, grupo elevar, ambientes domésticos, imóveis

O outono começou e, logo em seguida, vem o inverno. Em ambas as estações é comum a manifestação de alergias, principalmente em crianças, típicas em climas mais secos.

A rinite, muito comum nessa época, é um processo inflamatório que ataca a mucosa do nariz, podendo ser de longa ou curta duração. Ela pode ser alérgica ou não alérgica. Mas, para diagnosticar corretamente são necessários exames específicos que devem ser analisados por um médico.

As causas da rinite estão ligadas à presença de vírus, bactérias, fungos e alergias. Essas alergias podem ser desencadeadas por pó, bolor, ácaro, pelo e tecidos presentes em cobertores, carpetes, tapetes, pelúcias e afins.

Mas, a boa notícia é que, com medidas simples, é possível evitar alergias em ambientes domésticos. E é isso que vamos ver neste post.

Como evitar alergias

Mas, em ambientes domésticos, é possível evitar alergias com medidas simples. Uma delas é manter portas e janelas abertas, sempre que possível. O ambiente arejado, com boa circulação de ar, evita que resíduos presentes no ambiente provoquem irritações.

A luz solar também é uma aliada dos cenários domésticos. Seus raios auxiliam muito no combate às bactérias, tendo também ação antisséptica. Há um ditado popular que diz que “onde entra sol, não entra médico”. Isso quer dizer que a presença do sol traz benefícios à saúde, afastando doenças.

Contudo, há outros cuidados que também se mostram de grande importância quando se trata da higienização do ambiente doméstico. Um deles é a troca da vassoura pelo aspirador de pó. Ao utilizar a vassoura convencional, a poeira presente é suspensa e logo depois volta à superfície. Ao utilizar o aspirador de pó, o pó é sugado pelo aparelho e não retorna ao ambiente. A vassoura elétrica funciona como um aspirador, podendo ser uma boa opção também. Após aspirar o pó dos ambientes, é importante passar um pano úmido para finalizar a higienização da casa.

E, ainda sobre a limpeza, cuide para que a casa não tenha muitos objetos. Afinal, quanto mais objetos dispostos entre os seus cômodos, maior a possibilidade de acúmulo de poeira e dos ácaros. E, ao utilizar produtos que auxiliem na limpeza, evite aqueles com aroma muito pronunciado. O cheiro forte pode causar irritações, complicando ainda mais os quadros alérgicos.

Dormitórios

Armários e gavetas também são locais onde é comum o acúmulo de fungos. Por isso, é importante o uso de desumidificadores que auxiliem no controle da umidade.

Travesseiros e colchões também merecem um cuidado especial. Há capas com função antiácaro que podem ser utilizadas diariamente, mas devem ser higienizadas regularmente. O mesmo vale para tapetes, cobertores e qualquer outro item que acumule resíduos de poeira.

E, apor falar em ácaros, é válido ressaltar que migalhas de alimentos são atrativos para esses seres invertebrados. Logo, evitar alimentar-se dentro dos dormitórios, sobretudo nas camas, é importante sob esse aspecto.

Com medidas simples e pontuais é possível evitar alergias. Com um pouco de organização e mudanças na forma de higienizar, você não só alivia processos alérgicos como também promove saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados