Plantas purificadoras: desintoxicar o ar é possível

purificação do ar, plantas purificadoras

Diariamente temos contato com diversos poluentes presentes no ar. A presença dessas substâncias, como já é sabido, oferece perigo à saúde humana. Assim, para rebater esse mal dentro das estações espaciais, a Agência Espacial Americana (NASA) publicou, em 1989, uma pesquisa muito interessante. Segundo o estudo, a utilização de algumas plantas purificadoras nos ambientes promove a filtragem da poluição presente no ar. A boa notícia é que a utilização dessas plantas para desintoxicar o ar é válida em qualquer ambiente. E é sobre isso que você vai ler agora!

Poluentes presentes no ar

Amônia, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno são alguns dos poluentes presentes no ar que respiramos. Como dito, todos eles fazem mal à saúde devido à sua toxidade e, por isso, causam muitos desconfortos no cotidiano.

A amônia, substância comum em materiais de limpeza, causa irritação nos olhos, pode provocar tosse e dores na garganta. O benzeno, comum em materiais impermeabilizantes como a cera e a cola, pode contribuir para ocorrência de sonolência e tontura. Além disso, é possível que provoque dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, confusão e até mesmo quadros de inconsciência.

O formaldeído é encontrado em materiais a base de papel, tecidos e madeiras compensadas. A exposição a ele pode ocasionar irritações na boca, garganta e nariz, podendo também, em casos extremos, inchar a laringe e pulmões. Já o tricloroetileno é comum em adesivos, removedores, tintas e vernizes. Dores de cabeça, excitação, tontura, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas associados a ele. Em casos mais agravantes, ele pode levar até mesmo ao coma.

E, por fim, embora ainda existam muitos outros poluentes presentes no ar, temos o xileno. Essa substância é encontrada na borracha, nos escapamentos automotivos, no fumo do tabaco, entre outros materiais. O xileno pode provocar, entre outros sintomas, problemas cardíacos, renais e hepáticos.

Mas, como desintoxicar o ar?

O estudo publicado pela NASA elegeu 17 plantas purificadoras cujas propriedades são capazes de promover a limpeza do ar. São elas:

Antúrio (Anthurium andreanum)
Café de salão (Aglaonema modestum)
Clorofito (Chlorophytum comosum)
Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
Dracena (Dracaena fragrans)
Dragoeiro de Madagascar (Dracaena marginata)
Espadinha (Sansevieria trifasciata)
Figueira Benjamim (Ficus benjamina)
Gérbera (Gerbera jamesonii)
Hera (Hedera helix)
Jiboia (Epipremnum aureum)
Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)
Palmeira dama (Rhapis excelsa)
Palmeira de Jardim (Dypsis lutescens)
Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)
Samambaia kimberly (Nephrolepis obliterata)
Tamareira anã (Phoenix roebelenii)

Dessas, o Grupo Elevar escolheu 10 espécies que ajudam a desintoxicar o ar para que você conheça. Confira.

Antúrio

antúrio, plantas purificadoras, purificação do ar

O antúrio é uma espécie botânica de tamanho pequeno, que pode variar entre 30cm e 100cm de altura. Suas folhas são verdes e as brácteas (que achamos ser as flores) variam entre o branco, laranja, rosa e preto. Para quem não sabe, as flores dessa espécie são amarelas com pontinhos em relevo e parecem caules. Seu cuidado requer meia-sombra, ambientes ventilados e rega 3 vezes por semana. Sua contribuição para a purificação do ar está na absorção da amônia.

Café de salão

café de salão, purificação do ar,

Muito utilizada em vasos, o café de salão é uma espécie colorida e, ao mesmo tempo, delicada que varia entre 20cm e 150cm. Por não necessitar da incidência direta da luz solar e de regas diárias, é uma planta que se adapta muito bem a ambientes internos (sem ar condicionado). Mas, no verão, vale à pena coloca-la ao sol por uns minutos a fim de que suas folhas permaneçam firmes e viçosas.

Clorofito

Clorofito, purificação do ar

O clorofito é uma espécie herbácea de pequeno porte muito utilizada de forma suspensa, pelo aspecto pendente, ou em canteiros. Adequa-se bem à meia-sombra ou sob luz direta do sol, sendo resistente até mesmo em ambientes com uso de ar condicionado. Eficaz na depuração do ar, o clorofito remove monóxido de carbono e xileno do ambiente. Assim, é bastante indicado para residências.

Crisântemo

Crisântemo, purificação do ar

Muito popular no mundo todo, o crisântemo é uma espécie com flores originária da Ásia, especialmente na China. Seu tamanho varia de 30cm a 130cm e se adapta muito bem em locais úmidos e com incidência direta de luz. Pode ser cultivada em vasos, jardins e até mesmo em canteiros. Sua presença promove a remoção do amônia, benzeno, formaldeído, tricloroetileno, tolueno, xileno, entre outras substâncias nocivas.

Dracena

dracena, purificação do ar

Em formato de arbusto, a dracena é uma espécie decorativa cultivada em climas tropicais, em qualquer tipo de ambiente. Plantada diretamente no solo, pode chegar até 15m de altura. Em vasos, pode ser utilizada para a decoração de interiores. Pouco exigente em seus cuidados, ela ajuda na remoção de formaldeído, tolueno e xileno do ar.

Dragoeiro de Madagascar

dragoeira de madagascar, purificação do ar

Muito parecida com uma palmeira em tamanho menor, o dragoeiro de Madagascar tem forma de arbusto. De tronco liso e grosso, possui muitos ramos. Suas folhas são macias e as flores são viscosas. Por se adaptarem bem ao cultivo em vasos, ela pode ser colocada em ambos os ambientes: externo e interno.

Espadinha

espadinha, plantas purificadoras

Espécie de rizoma, a espadinha tem efeito decorativo, embora não floresça. Pode ser cultivada em jardins, jardineiras e também em vasos, chegando até 20cm de altura. Se adapta a espaços com sombra, meia sombra ou com incidência direta de raios solares, sendo adepta de pouca umidade. Sua presença ajuda na remoção do benzeno, formol, tricoloroetileno, tolueno e xileno.

Gérbera

gérbera, purificação do ar

Para quem gosta de flores, a gérbera é uma ótima opção para cultivo em vasos. Além de decorar, ela auxilia ao purificar o ar dos ambientes onde está exposta. Essa espécie herbácea se adapta muito bem a climas e solos mais secos. Sua rega é indicada de 1 a 2 vezes por semana.

Samambaia americana

samambaia americana, purificação do ar

A samambaia americana é uma espécie de rizomas de folhas pendentes e longas compostas por folíolos retilíneos e lisos. Sua coloração verde contribui para a decoração de ambientes tanto internos quanto externos, estando presente em muitas residências brasileiras. Ao desintoxicar o ar, elas removem o formaldeído, mercúrio e xileno, sendo umas das plantas mais eficazes para tal.

Tamareira anã

tamareira ana, purificadora do ar

A tamareira anã é uma espécie de crescimento lento, mas que pode chegar até 4m de altura. Ela produz folhas verde escuro bem compridas, flores amarelas e frutos vinho-escuro. Bastante utilizada em jardins, é uma excelente opção para ambientes externos e também para espaços pequenos. Mas atenção! Por possuir espinho, não é uma espécie adequada para ambientes onde há muita circulação de crianças.

Plantas purificadoras

O ar que você respira pode ter sua qualidade elevada. Para que isso seja possível, basta que você utilize das plantas purificadoras em seus ambientes. Seu uso, seja na área externa ou interna, ao desintoxicar o ar, além de proporcionar um ambiente mais saudável, certamente propiciará muito mais beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados