Taxa Selic: o que ela tem a ver com você?

taxa selic, imóveis, imobiliária, construtora, incorporadora, grupo elevar

Muito se fala sobre o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como Taxa Selic. Mas você sabe, de fato, o que ela tem a ver com você?

A Taxa Selic é um índice básico utilizado pelos bancos e reflete nas negociações realizadas no mercado financeiro. Logo, reflete também nos empréstimos contraídos com a finalidade de aquisição de imóveis.

Mas qual a finalidade da Taxa Selic?

A Taxa Selic foi estabelecida para controlar a inflação nacional. À medida que ela aumenta ou diminui, os juros também sofrem alterações e isso reflete nos preços. Uma vez que os preços se modificam, a forma de consumir produtos e serviços também é alterada.

No caso da aquisição de imóveis, onde é comum a necessidade de financiamento, é possível ver claramente como a Taxa Selic interfere nos valores acordados. Se ela é baixa, os juros aplicados em determinado financiamento também serão.

Por isso é de extrema importância que as pessoas interessadas em adquirir imóveis saibam pesquisar o momento certo para investir. E o momento mais adequado, nesse caso, é o período onde a Taxa Selic estiver menor.

Imóveis: pagamento financiado ou à vista

Em post anterior, o Grupo Elevar trouxe informações relevantes no que diz respeito aos juros e o mercado imobiliário. Nesse ano corrente, a Taxa Selic atingiu seu valor mais baixo, chegando à marca de 2% ao ano, taxa nunca vista em toda a história do Brasil. Isso revela bons tempos para investir em imóveis já que a baixa no índice garante juros mais baixos ao contratar um financiamento imobiliário.

Contudo, para quem pretende comprar um imóvel à vista, os critérios de observação são diferentes. Como não há uma preocupação latente com as taxas de juros de um financiamento, é preciso observar, nesses casos, os momentos de alta da Taxa Selic. Quanto mais alto o seu percentual, maior a chance de os valores dos imóveis caírem. E isso, sem dúvida, possibilita oportunidade de melhores negócios, para essa modalidade de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados