Captação da água da chuva: uma forma inteligente de economizar

captação água da chuva, economia água, água pluvial, construção, imóveis, grupo elevar

Atualmente, diversas tecnologias estão disponíveis no mercado com o objetivo de reduzir o consumo de água. Mas não só de reduzir vive a economia. Em tempos onde a contenção se faz ainda mais necessária, é importante refletir sobre formas de reaproveitamento dos recursos já existentes. Embora ainda pouco utilizadas, há diversas formas de aproveitamento de recursos que merecem ser destacadas. A captação da água da chuva é uma delas. Quando implementadas, a economia no consumo de água pode ser bem representativa.

A captação da água da chuva é uma forma bastante inteligente de economizar. Afinal, além de reduzir o consumo habitual da água em até 40%, ainda previne quanto à falta desse recurso. Ou seja, as finanças do condomínio podem ficar mais leves e, em caso de suspensão dos serviços de água e esgoto, o condomínio ainda evita o desconforto da falta de água.

Mas como fazer a captação da água da chuva?

Captar a água da chuva não é complicado como parece. Alguns edifícios já possuem reservatórios por onde escoa a água da chuva. Os empreendimentos do Grupo Elevar, inclusive, já são projetados com esse objetivo: promover maior economia e melhor aproveitamento de recursos.

A captação da água da chuva consiste em reter essa água do telhado, através de calhas que são devidamente instaladas com esse objetivo. As calhas tem a função de direcionar a água da chuva para o reservatório onde é submetida à filtragem. Depois de ser filtrada a água é enviada para uma caixa d’água e, então, distribuída para usos diversos.

Tratamento

Contudo, é preciso atentar para as questões de tratamento da água, visto que apenas a filtragem não é o suficiente. Durante a captação da água da chuva, sujeiras e impurezas devem ser eliminadas. Esse trabalho é feito através da instalação de um filtro de linha.

O armazenamento da água captada deve contar com a presença de uma bomba centrífuga. Esse instrumento, além de succionar a água também é responsável por adicionar uma solução que vai garantir que as bactérias e demais contaminações sejam eliminadas. Para completar o processo de tratamento também é importante o uso de um filtro de profundidade que, por sua vez, retirará as partículas suspensas. Dessa forma, após o devido tratamento, a água é armazenada em tanque livre de contaminação e da luz solar. A partir daí, estará pronta para ser reutilizada.

Obviamente que há um processo de higienização que deve ser feito periodicamente a fim de garantir a boa funcionalidade do sistema. De igual forma, as pastilhas responsáveis por eliminar as bactérias também devem ser substituídas regularmente.

Reutilização

A água captada, após passar pelo tratamento, pode ser utilizada para a limpeza externa do condomínio e lavagem de calçadas. Além disso, também é útil para regar as plantas e pode ser utilizada também nas descargas dos banheiros.

Viu só? A economia não se resume em apenas reduzir, mas também em observar ao redor e perceber que muitos recursos já disponíveis podem ser adequados e reutilizados.

Mais que construir edifícios, o Grupo Elevar constrói qualidade. Vem elevar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados