Dia do arquiteto: 15 de dezembro

dia do arquiteto, imobiliária, construção, construtora, imóveis, 15 de dezembro

O dia do arquiteto entrou para o calendário brasileiro em 2018, através da Lei nº 13.627/2018. O instrumento legal foi sancionado pela Presidência da República e data escolhida se deu em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. A data também marca a história em decorrência da fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. Assim, o dia 15 de dezembro comemora o exercício desse profissional bem como salienta a sua importância. Afinal, o planejamento, o desenvolvimento e a organização do habitat humano acontecem a partir do seu trabalho e dedicação.

Mas o que faz, de fato, o arquiteto, você sabe?

O arquiteto é o profissional responsável por desenvolver projetos de desenhos arquitetônicos bem como coordenar sua construção. A organização dos espaços, tanto interna quanto externa, fazem parte de sua jornada profissional. Entre os objetivos do seu trabalho, estão a estética, o conforto e também a funcionalidade de cada obra.

O arquiteto também pode atuar no desenvolvimento de projetos que envolvam as estruturas urbanas. Nesse caso, ele atuará como um urbanista. Nessa área ele deve considerar os aspectos sociais, demográficos, ambientais, técnicos, culturais e econômicos dos tipos de construção urbana.

A profissão de arquiteto é fiscalizada e regulamentada pelo CAU. Portanto, para o exercício legal da atividade, é preciso que os profissionais estejam registrados e em dia com suas obrigações.

Embora oficializada em 2018, a data já era celebrada há mais de década pelo conselho como o dia do arquiteto. E embora a profissão se dê a partir do desenvolvimento de projetos, há fortes discussões na área que coloca o foco da profissão nas pessoas. Afinal, quem mais é capaz de usufruir da estética, conforto e funcionalidade das construções?

“De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte” (NIEMEYER, 1993, p. 9).

Então, nesse dia, o Grupo Elevar parabeniza a todos os arquitetos que, ao longo da história da humanidade, fazem de simples traços, o lugar onde os sonhos se projetam. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados