27 de agosto: Dia do Corretor de Imóveis

dia do corretor de imóveis, 27 de agosto, corretor imobiliário, imóveis, imobiliária, construtora, incorporadora,

Hoje, dia 27 de agosto, é dia do corretor de imóveis. Também conhecido como corretor imobiliário, esse profissional é essencial para a concretização de qualquer transação imobiliária. É ele quem está apto, conforme definição do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, a comprar, vender, locar, permutar e administrar imóveis.

Mas como surgiu o corretor de imóveis?

A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada no Brasil em 1962. Mas foi em 1978, através da Lei Federal nº 6.530, que se começou a exigir especialização técnica para se tornar um corretor imobiliário. O registro no CRECI para o exercício profissional depende do cumprimento dessa exigência.

A profissão não tem restrição de idade e é ideal para quem busca flexibilidade de horários, dinamismo e independência. Contudo, diante de todas essas vantagens profissionais, há uma característica da profissão que atrai muitas pessoas: a competitividade. Se você é uma pessoa que gosta de desafios, essa pode ser uma profissão excelente para você!

Além da facilidade em relações interpessoais, o corretor de imóveis deve também desenvolver outras habilidades. Paciência, jogo de cintura, conhecimento, objetividade, generosidade e persistência são algumas delas.

Paciência e jogo de cintura

Seja ao captar imóveis ou ao lidar com as oscilações do mercado, o corretor imobiliário deve exercitar a paciência. Ela também é importante na hora de dar espaço para o cliente decidir assertivamente ou não pela transação imobiliária sugerida. Nesses casos, o jogo de cintura pode ser um bom aliado, afinal, tanto o profissional quanto o cliente querem resolver uma situação, mas a pressa em nada ajudará.

O conhecimento é vital para o exercício dessa profissão. É preciso estudar não só sobre as transações imobiliárias e o mercado financeiro, como também conhecer, com profundidade, sobre os detalhes do imóvel. Para isso, é importante explorar a região onde o bem está localizado bem como sua vizinhança, saber a composição de cômodos e demais detalhes do imóvel. Tudo o que for relevante para o cliente deve estar na ponta da língua do corretor.

Objetividade

Já a objetividade é importante para analisar e compreender o perfil do cliente. Saber fazer as perguntas certas e ter as respostas devidas às questões do cliente é fundamental. Um bom corretor de imóveis está sempre pronto a sanar as demandas apresentadas, sempre em tempo.

A generosidade e persistência andam juntos e são necessárias ao bom desenvolvimento de qualquer profissional. Sobretudo, na área de imóveis. Esteja sempre disposto a ajudar o cliente, independente da transação imobiliária. Dê sempre o seu melhor, compreendendo sempre que nem toda conversa, nem toda visita a um imóvel vai representar um negócio fechado. Por isso a persistência anda junto com a generosidade. Se um cliente não fechou negócio, tente entender melhor o que ele quer a fim de procurar outro que atenda suas expectativas e condições. Se ainda assim a transação não acontecer, esteja atento. Outros clientes virão.

Formação do corretor imobiliário

Para ser um corretor imobiliário, como dito acima, é preciso filiar-se a um conselho regional. E, para tanto, é preciso ter formação adequada para o desempenho da profissão. Atualmente, no Brasil, há três tipos de formação possíveis: Técnico ou Tecnólogo em Transação Imobiliária e Bacharel em Ciências Imobiliárias.

Entretanto, é preciso ficar atento à essa formação. Há muitos cursos no Brasil, inclusive gratuitos, que oferecem conhecimento na área. Mas nem todos conferem aos candidatos o título de técnico que a Lei exige. Portanto, é importante se certificar desse importante detalhe, antes de ingressar em qualquer uma dessas modalidades.

Após concluir o curso, que pode durar de um a quatro anos, o profissional deve inscrever-se no Conselho Regional Estadual. Para a inscrição é preciso apresentar documentos pessoais e comprobatórios, bem como a apresentação do pagamento da taxa definida para tal. O tempo para a validação do registro pode variar de conselho para conselho.

O Grupo Elevar entende e valoriza cada corretor de imóvel, integrante da equipe ou não, que com zelo, dedicação e transparência, trabalha para a realização do sonho de morar.

Parabéns a cada corretor imobiliário! Que seus caminhos sempre o conduzam para o bem e para a excelência no exercício da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados