Cromoterapia na decoração de ambientes

cromoterapia, decoração de ambientes, decoração de interiores, construção, imóveis

É comum, na hora de decorar um apartamento, optar por cores que refletem a própria personalidade. E essa escolha pode afetar o ambiente de forma positiva ou negativa, refletindo inclusive no seu comportamento. A esse estudo das cores bem como suas aplicações terapêuticas e seus reflexos no humor dá-se o nome de cromoterapia.

Desde que os seus efeitos foram comprovados cientificamente, profissionais da área de arquitetura e decoração começaram a fazer uso da cromoterapia ao escolher as cores para cada ambiente, interferindo assim, no comportamento humano.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, se as cores são capazes de influenciar o comportamento humano, coo a cromoterapia diz, o ideal é que sejam combinadas de forma a trazer um ambiente equilibrado e que promova o bem estar. Então, ao escolher as cores das paredes, móveis e demais detalhes de um imóvel, você deve ter uma ideia bem clara de que mensagem quer transmitir. Isso proporcionará um ambiente mais propício ao estilo de vida que você quer desfrutar, garantindo com isso conforto e qualidade de vida.

Nesses casos, vale a pena ter como aliado um profissional capacitado, especializado em decoração de ambientes, que possa contribuir efetivamente para que a sua casa, ou qualquer outro ambiente onde você passe parte do seu tempo, tenha a sua personalidade e contribua para a sua rotina, positivamente.

Cromoterapia: equilíbrio para os ambientes

O uso das cores nos ambientes, além de demonstrar sua personalidade, também pode contribuir para mudanças de comportamento. Assim, antes de definir que cores vai aplicar, é preciso ter em mente que tipo de sensação quer proporcionar.

Dessa forma, com o objetivo de ajudar você a fazer essa escolha, o Grupo Elevar separou algumas cores, bem como seus efeitos nos ambientes. Confira!

Amarelo: alegria e estímulo

Se você precisa manter a concentração, estimular o raciocínio ou mesmo abrir o apetite, o amarelo é a cor ideal. Além de vibrante, essa cor combina com lugares mais fechados e, por esse motivo, precisa de maior incidência de luz.

Quando usado em tons claros, o amarelo pode auxiliar no estímulo aos estudos, já que atua diretamente nas atividades mentais, sendo também indicado para aplicação nas paredes do escritório, por exemplo.

Caso opte por tê-la em ambientes externos, aposte então na sua aplicação nos detalhes. Varandas e espaços gourmets ficam muito mais alegres e bonitos quando a aplicação do amarelo se dá em tons mais fortes, portanto, mais expressivos.

Azul: privacidade e calmaria

Precisa de ambientes que proporcionem sossego e serenidade? Então o azul é a cor ideal. Seu efeito calmante pode ser associado à meditação e, por isso, é bastante indicado para dormitórios e ambientes onde é preciso desacelerar. Contudo, como tudo na vida, é preciso ter cautela. Seu uso excessivo, dependendo do ambiente e da tonalidade, pode provocar monotonia e sonolência, bem como estimular a criatividade.

Por estar associada a água, o azul também é bastante indicado para compor os detalhes de banheiros e ambientes aquáticos. E, por estar ligada à calmaria, também pode ser usado em ambientes conciliatórios.

Branco

O branco é a cor mais conhecida por expandir ambientes, sendo usada também para trazer um ambiente mais clean. Além de transmitir sensação de paz, o branco se mostra uma cor moderna, podendo ser combinada com estilos mais contemporâneos. Sua interação com peças e detalhes em inox deixam um ar super moderno ao ambiente.

Entretanto, também é preciso ter bastante cuidado, pois essa cor também pode trazer monotonia ao ambiente. Mas nada que detalhes como almofadas coloridas ou móveis não resolvam. Basta prestar atenção nisso e o equilíbrio se manterá.

Laranja: alegria e felicidade

O laranja é a cor da alegria e da felicidade. Além de aumentar a autoestima, essa cor também promove a sensação de bem estar. E tem mais! Por ser uma cor que estimula a comunicação é ideal para ambientes interativos, como a cozinha, por exemplo. Em ambientes externos, ficam excelentes em detalhes.

Quando usado em excesso, pode trazer nuances de rebeldia e até mesmo descontentamento. Então, fique atento!

Lilás: harmonia

Também conhecida como violeta, o lilás é a cor da harmonia. Isso quer dizer que, se bem usada, e em tons claros, ela é capaz de mudar o humor para melhor. Já em tons mais escuros, pode promover a introspecção e até mesmo intensificar quadros depressivos.

O lilás pode ser aplicado em qualquer ambiente, desde que estabelecidos os tons e as suas relações com o comportamento que se deseja estimular.

Preto: menos é mais!

O preto, caracterizado pela ausência de luz, é uma cor clássica, que combina com tudo, principalmente quando usada em detalhes. Por isso ela é muita utilizada em móveis e pouco aplicada em paredes, como um todo.

Por causar efeito oposto ao branco, é uma cor que tende a diminuir o ambiente, tornando-o também mais escuro e, consequentemente, triste.

Rosa: ame-o ou deixe-o!

O rosa é uma cor muito utilizada em quartos infantis e ambientes mais femininos. Ela remete ao romantismo, à ternura e confere um charme especial aos ambientes. Mas, para quem não é muito adepto da cor, apostar nos detalhes pode ser uma boa saída.

O rosa é a cor da fofura e que transmite também muita delicadeza, se aplicada em tons mais claros. Já em tons mais escuros, mostra bastante personalidade.

Verde: frescor e liberdade

O verde é a cor mais característica das plantas, sendo bastante utilizado em ambientes externos e com a presença da natureza. Quando combinada com a madeira, promove ambientes aconchegantes, que além de acalmar os sentidos, também promovem equilíbrio emocional.

Segundo a cromoterapia, o verde é estimulante tendo importante efeito no sistema imunológico e no desenvolvimento. Por isso é bastante usado em hospitais e instituições que promovem a saúde. Sua aplicação também é bastante indicada em ambientes fechados onde há pouca circulação de ar por dar a sensação de maior frescor e leveza.

As cores mais claras são ideais para aplicação em quartos, trazendo calma e esperança.

Outro ambiente que fica legal é o banheiro, pois o verde indica limpeza, saúde e boas energias. Experimente colocar algumas pastilhas em seu box nesse tom e seu banheiro ganhará ares de um spa!

Vermelho: intensidade e ousadia

O vermelho é a cor mais característica da paixão. Por ser muito intensa, se usada em excesso pode provocar sensação de irritabilidade e nervosismo. Quando usada com equilíbrio pode estimular a alegria, excitação e força.

Por conta desses reflexos não é muito indicada para paredes, por exemplo. Mas, quando usada nos detalhes da decoração, pode trazer vitalidade e coragem.

E você?

Agora que você já sabe a relação das cores com o comportamento humano quando aplicadas em ambientes de convivência, pare e pense: que cor mais expressa a sua personalidade? Qual delas, segundo a cromoterapia, é mais indicada para a decoração da sua casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados