Construção off-site

construção off-site, construção civil, sustentabilidade, grupo elevar, construtora, imoveis

O mundo muda o tempo todo e no ramo da construção isso não é diferente. E a novidade da vez é a construção off-site: um jeito diferente de construir. Você já ouviu falar?

Construção off-site

A construção off-site é uma nova tecnologia da construção civil baseada na produção em série. Sua maior promessa é a de promover redução de tempo e custo da obra. Mas como assim, produção em série? É simples!

Esse novo tipo de construção, ao invés de construir todo um empreendimento dentro do canteiro de obras, passa a utilizar de um espaço fabril para produzir parte das peças dessa unidade construtiva. Essas peças podem ser vigas, pilares e até mesmo paredes. Uma vez prontas, essas peças são encaminhadas para o canteiro de obras, onde são montadas.

É nesse processo que se encontra a possibilidade da redução de tempo e custos. Ao produzir peças específicas, é muito mais fácil controlar a questão do desperdício. Isso é possível porque são utilizadas mão de obra e tecnologias específicas. E isso favorece a redução de erros de cálculo, por exemplo. E, além do mais, o canteiro de obras fica mais limpo, isento do lixo e demais resíduos decorrentes da produção dessas peças.

Segurança x efetividade

É importante ressaltar que todo o processo é feito de forma segura e efetiva e passa por inspeção. Ou seja, cada peça pronta passa por um rigoroso teste de qualidade e de funcionalidade. Essa certificação garante que cada peça foi produzida conforme os requisitos e especificações necessários. Somente após a devida aprovação a peça é encaminhada para o canteiro de obras.

Vantagens

Além da redução do tempo, custos e da garantia da qualidade das peças produzidas, a construção off-site também é sustentável. Ou seja, a possibilidade de maior e melhor controle de materiais e consequente redução do desperdício promove essa vantagem. E isso coloca a construção off-site numa posição confortável em relação ao futuro, já que a sustentabilidade tem sido a pauta da maioria dos governos mundiais.

Além disso, é possível prever de forma mais precisa o custo e o prazo que serão necessários para conclusão da obra. Sem contar que esse novo modelo de construção possibilita a geração de novos empregos, o que é excelente para a economia do país.

A construção off-site já é usada em vários países do mundo, mas ainda é considerada recente no Brasil, embora já seja identificada como uma nova tendência. É interessante tanto para as construtoras quanto para o próprio consumidor, pois a redução de custos operacionais refletirá no valor de venda de cada um desses bens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados